quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ânimo


Não...não vou falar da banda rock! Embora por vezes a música possa ser uma boa fonte de ânimo para a maioria das pessoas!
Quantas vezes nos sentimos um peso morto...tudo na vida nos corre mal e não parece haver luz ao fundo do túnel que possa ajudar a melhorar essa situação? Certamente todos nós já passámos por uma fase dessas, seja uma vez ou muitas vezes... claro que neste caso a experiência de ter passado muitas vezes por essa situação não nos traz anticorpos... nem muito menos estratégias infalíveis que nos permitam ultrapassar essa situação mais rapidamente do que as outras pessoas. Cada caso é um caso e mesmo duas pessoas que passem pela mesma situação vivem-na de maneira distinta... claro, cada ser humano é único... como tal vive e sofre também de forma única!
Então o que fazer? Claro a resposta a esta pergunta varias em duas situações... se somos nós a passar por uma fase dessas... ou se é alguém que está muito próximo de nós que a tem que ultrapassar...
Se somos nós a viver uma situação de desânimo, bem nesse caso cada um terá que encontrar a sua porta de saída... seja na mão/ombro amigo de uma pessoa que pertence ao nosso círculo de amigos ou confidentes... seja enfrentando a situação de frente e procurando ultrapassar sozinho essa situação! Claro que é capaz de ser mais difícil ultrapassar essa situação sozinho... mas também é evidente que terá que ser essa pessoa a delinear a sua rota... e para isso tem que decidir enfrentar a situação que levou ao desânimo... quer decida enfrentar sozinho ou com ajuda, primeiro terá sempre que dizer "vamos em frente".
Se for uma pessoa próxima a viver uma situação dessas... nesse caso devemos ter um cuidado redobrado... não estando sempre em cima da pessoa... pois podemos sufocar esse "amigo"... devemos sim mostrar a nossa presença e mostrar que caso a pessoa decida tem ali uma ajuda que pode dispor sem receio... e como se vê...também aqui a decisão de enfrentar as situações adversas parte sempre da pessoa que a vive. Um bom amigo é um bem precioso... se o amigo sofre também nós acabamos por ser influenciados pela situação! Nunca desamparem um amigo...pois ao fazê-lo estão a ser tudo menos amigos. O amigo alegra-se com as alegrias e é uma ajuda preciosa para que possamos sair das tristezas.

Deixo-vos com esta expressão "nada na vida é eterno, quer seja um momento feliz...ou um momento de tristeza" por isso, procurem viver cada dia da melhor forma possível, e lembrem-se apenas se podem arrepender do que não fizerem, pois o que foi feito...feito está...bem ou mal já nada o pode mudar e por isso em nada se devem arrepender.

Sem comentários: