terça-feira, 23 de setembro de 2008

A Estrada ... The Road


Claro que não venho falar de trânsito nem nada que se pareça...embora possa falar de trafego...a estrada...o caminho...para onde vamos? de onde vimos? enfim, estas serão as perguntas mais triviais que se conhecem sobre o caminho/destino.
Vamos partir do concreto e depois pensarmos um pouco...a estrada...bem pode ser larga...estreita...com bom piso...com piso mau...sentido único...duplo sentido...com muitos cruzamentos...enfim todos nós já viajámos o suficiente para perceber que as estradas são muitas e variadas, e que por vezes estamos a viajar numa estrada que tem outra ao lado...paralela àquela onde viajamos...
Quantas vezes na nossa vida caminhamos por estradas de sentido único...aquela que todos nós queremos...é exactamente a via que nos leve à felicidade...não nos incomoda não podermos voltar para trás...pois o destino é agradável! Contudo mesmo as estradas de sentido único...e mesmo que em direcção à felicidade...podem ter um piso que nos magoa durante a viagem...seja pelos buracos onde por vezes metemos os "pés"...seja pelas pedras que vamos coleccionando no caminho e que vamos atirando aos telhados alheios...seja até por essa estrada poder ao longo do seu trajecto estreitar abruptamente e parecer que não conseguimos passar.
As estradas de sentido único tem um problema...se por qualquer motivo a estrada sofre um desvio e deixa de nos levar à felicidade que procurávamos com aquela estrada...ficamos meios perdidos...quem sabe no meio de um deserto qualquer...ou no meio de uma multidão!
As estradas com dois sentidos acabam sempre por ser mais agradáveis...calma...não estou a dizer que devem percorrer dois caminhos diferentes...não...a fidelidade à nossa estrada é importante...mas também é importante saber que existe vida para além do sentido único...com isso quando por qualquer motivo ou contratempo temos um paragem no destino rumo à felicidade já não nos sentimos tão perdidos e desamparados, pois podemos ter em estradas paralelas ou noutro sentido um amigo que nos dê a mão.
A estrada e a vida...ou a estrada da vida...tem sempre muito para nos mostrar...nós decidimos o rumo que tomamos...a velocidade a que viajamos...e os cruzamentos em que viramos...mas também decidimos quando paramos...seja para abastecer ou procurar uma nova via para o destino FELICIDADE!

Sem comentários: