quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Lágrimas...


As lágrimas...o que significam? O que dizem?
Cientificamente as lágrimas são um meio de limpeza do próprio olho...a humidade ocular ajuda a que por exemplo se possam usar lentes de contacto.
No senso comum, as lágrimas podem significar muito mais...alegria...tristeza...mágoa...saudade...
Quantos de nós num momento supremo de alegria...seja na conclusão de um curso superior...no nascimento de um filho (não de conhecimento pessoal...mas deve ser muita a alegria)... o SIM da pessoa amada...enfim longa poderia ser a lista de acontecimentos alegres que poderiam motivar algumas lágrimas de alegria...estas penso que ninguém se incomoda de libertar!

As lágrimas mais frequentes são as de tristeza...seja a perda de um familiar...uma má notícia...a perda do emprego...neste caso maior seria a lista...e claro que ao falarmos nisso em muitos casos os nosso próprios olhos começarão a ficar com humidade a mais...portanto, os próprios pensamentos podem trazer a tristeza e as lágrimas à nossa vida!

Mágoa...causa sempre muita dor...e nos momentos de dor, seja física, seja "espiritual" as lágrimas são impossíveis de conter. A mágoa pode fazer afogar a nossa vida em lágrimas...e as lágrimas levaram à depressão e ao desespero.

Ai a saudade...sim que saudades! E dentro das saudades...pode ser uma pessoa que já tenha partido...pode ser alguém que partiu e de quem aguardamos o seu regresso...as lágrimas de saudade estão geralmente associadas a bons momentos e por isso apesar de relembrar uma pessoa que pode não estar junto a nós...recorda-nos essa pessoa em bons momentos o que atenua a sua ausência temporária ou mesmo definitiva.

As lágrimas...podem significar quase tanto como um olhar...e o seu significado será sempre ambíguo, pois nesse caso nem duas pessoas que partilhem um grande amor conseguem muitas vezes perceber o significado das lágrimas que o seu amor liberta!
As lágrimas são profundas, ambíguas...e tu como vês as lágrimas? tuas e dos outros?

2 comentários:

carmem Lucia disse...

Meu querido amigo,quem acredita no amor. que faz deste sentimento o seu ideal, não crê que a lágrima

seja nada mais é que a limpeza dos
olhos.
teu poema expressa cada
momento das nossas alegrias e principalmente das tristezas, que são vistas atravéz das lágrimas.
parabéns pelo blog 'Poeta"

Caroteno disse...

obrigado pelo elogio.
A lágrima como limpeza do olho foi um olhar científico sobre esta questão. Gostei de ver que gostaste do que leste e ainda mais porque comentaste. Obrigada!